A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, realizou na quinta-feira (15/12), uma roda de conversa com o tema “Superando o Racismo na Rede Sistema Único da Assistência Social de Contagem”, no auditório da OAB/ Contagem. A roda reuniu coordenadores e coordenadoras dos Cras, Creas e das casas de acolhimento institucional.
O grupo refletiu sobre os caminhos da desnaturalização do racismo e das branquitudes para as transformações dos pensamentos pessoais e coletivos. No início do encontro, a psicóloga Larissa Amorim - que conduziu o encontro e as discussões, realizou uma dinâmica para demonstrar como foi a história, o impacto e a desigualdade racial que retratam a desvantagem em todos os aspectos da vida de uma pessoa preta.
Segundo Amorim, o resultado da dinâmica foi a tomada de consciência, um debate potente e um convite para que todos e todas presentes dissessem sim à mudança e pudessem dar um passo a mais nessa discussão.
Após a dinâmica, a psicóloga traçou vários paralelos com o cotidiano e práticas que cercam a vida de pessoas pretas. Amorim, que tem grande experiência no assunto, usou uma didática que possibilitou a reflexão e a interação entre os participantes, respondendo e provocando todos e todas que estavam na roda.
Segundo ela, muito já foi feito, mas há muito a se fazer para que a equidade de oportunidades seja realidade em nosso país. “Convoco a todos a se comprometerem com ações e práticas cotidianas. Temos que nos responsabilizar, isso exige uma indicação de resultado e movimento no cotidiano”.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany explica que o mês da consciência negra e outras atividades não são festividades estampadas nos equipamentos da secretaria, são temáticas e intervenções sociais muito importantes. “Precisamos entender como esse tema, que hoje é tão importante, de fato acontece na vida das pessoas e como deve ser tratado. O grande desafio do racismo é conseguirmos dar a devida importância que ele tem na nossa sociedade”, explicou.
O superintendente de Política para a Promoção da Igualdade Racial de Contagem, João Carlos Pio, destacou “a diferença de uma realidade até então guardada atrás da porta, embaixo do tapete, o atraso para dentro das nossas gavetas. Isso aqui é para vermos que não podemos tratar esse tema como tabu. Essas questões nos revelam o quanto falta para nossa formação, para entendermos e visualizarmos mais e até encontrarmos respostas. Como vamos pensar e agir a partir de agora”, pontuou.
Participaram também desse encontro, a subsecretária de Assistência Social, Michele Caldeira e a assessora do Trabalho e Geração de Renda, Adalete Pacheco.